Como os Assistentes Virtuais podem facilitar o processo de agendamento da sua empresa? 

Temos certeza de que, em algum momento, você já se cansou de esperar para agendar um compromisso em filas telefônicas sem fim. Mas você já se perguntou como a tecnologia pode simplificar e agilizar esse processo? Os Assistentes Virtuais ou chatbots estão transformando essa experiência, oferecendo uma maneira eficiente e conveniente de agendar compromissos sem complicações. 

Para começar, é importante entender como os chatbots podem transformar o processo de agendamento: 

  1. Agilidade: Os Assistentes Virtuais permitem que os pacientes e funcionários agendem de forma imediata, evitando a necessidade de filas ou espera, entregando uma experiência mais eficiente e satisfatória. 

  1. Disponibilidade 24/7: Diferente do atendimento humano, um chatbot fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa poder agendar seus compromissos a qualquer momento que seja conveniente para você. Sem restrições de horário ou dias úteis para marcar um compromisso. 

  1. Agendamento: Em um Assistente Virtual, quando integrado à um sistema de agenda, é possível consultar, registrar, reagendar e cancelar agendamentos (como férias, consultas/exames, eventos, serviços, etc) diretamente no sistema. Isso significa que as informações de agendamento são atualizadas em tempo real, sem a necessidade de intervenção manual. Tudo é feito de forma automática e fácil. 

  1. Atualização de Dados: Com um chatbot é possível sugerir e captar a atualização dos dados do paciente, mantendo a base de dados sempre em dia. 

  1. Envio de notificações ou lembretes: Com o envio de notificações ou lembretes sobre agendamentos é possível, além de relembrar o usuário, solicitar a confirmação do agendamento, evitando a incidência de no-shows e melhorando a taxa de comparecimento. 

  1. Redução de carga de trabalho: Um Assistente Virtual alivia a carga de trabalho dos atendentes, permitindo que se concentrem em outras tarefas ou atendimentos de maior complexidade. 

Mas por onde começar a implementação na sua empresa?  

O primeiro passo é identificar se seu sistema já possui uma API de agendamento (mecanismo que permite que dois sistemas se comuniquem) ou optar por sistemas disponíveis no mercado, como o Google Agenda, onde o chatbot poderá integrar e registrar os agendamentos. 

Uma vez que você tenha optado por um sistema, identifique as necessidades do seu agendamento, como quais informações precisará colher do usuário, além da data e horário, para um agendamento bem-sucedido (nome, idade, gênero, etc). 

Por fim, teremos o pontapé inicial do desenvolvimento do Assistente Virtual, onde serão definidos os fluxos conversacionais, ou seja, cada passo do usuário na jornada até a conclusão do agendamento. Para isso é importante escolher uma solução de chatbot que te auxilie nessa construção e que melhor se adapte às necessidades do negócio.  

Na Inbot, acreditamos que a tecnologia deve simplificar as interações cotidianas, e é por isso que desenvolvemos Assistente Virtual avançados para otimizar o processo de agendamento. Se você deseja melhorar a experiência dos seus pacientes e funcionários, entre em contato conosco para te ajudarmos a facilitar o processo de agendamentos da sua empresa. 

Carolina Lima, UX Writer.

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