Engenheiros de teste: Descubra como são criados os melhores chatbots
Engenheiros de teste são profissionais de software

Para que o processo prático de criação de um robô virtual seja bem-sucedido, é necessário um time competente de profissionais à frente do projeto. Os engenheiros de teste em chatbot são especialistas que ficam responsáveis por parte das funções que legitimam a qualidade do atendimento online.

O nível de automação oferecido por um serviço de um assistente virtual criado com Inteligência Artificial (IA) alcança funções estabelecidas por um sistema que pode conseguir prever falhas, sugerir soluções de manutenção e trabalhar 24 horas por dia. Logo, com esses procedimentos junto a uma aprendizagem progressiva, a IA otimiza os processos de uma empresa.

Saiba como o trabalho dos engenheiros de teste funciona e garante a segurança do seu investimento.

Quem são os Engenheiros de teste?

Engenheiro de teste trabalhando

Ao criar um robô virtual, é fundamental que o conceito seja repassado para um engenheiro de teste. Esse profissional trabalha com software e fica responsável por customizar as ferramentas presentes em cada robô virtual, além de incluir os algoritmos necessários para que as conversas do chatbot com o cliente se tornem diálogos reais.

As devidas adaptações solicitadas pelo cliente também são de responsabilidade desses engenheiros. Isso exige qualificação, especialmente no que se refere à Inteligência Artificial e aprendizado de máquina (machine learning), sendo mais uma oportunidade de atuação no mercado.

Ou seja, esses profissionais atuam desde a criação das estratégias de testes durante o desenvolvimento dos chatbots até a criação dos planos de testes, que são passos pré-definidos para o engenheiro executar e verificar os resultados esperados de cada passo até chegar no funcionamento efetivo do programa.

Um engenheiro de teste bem qualificado, paciente e minucioso, busca os erros existentes e também estuda os prováveis conflitos que podem surgir a fim de garantir a efetivação e a evolução do assistente virtual. 

Diferentes tipos de testes

Existem várias técnicas de teste para serem aplicadas em chatbots. Mas basicamente, todas elas seguem linhas específicas de avaliação. Conheça alguns tipos:

  • “Testes unitários” verificaram se o fluxo de respostas e o nível de entendimento do modelo de Machine Learning continuam os mesmos após conclusão do programa;
  • Pesquisas de satisfação e avaliações da ferramenta medem a eficácia do trabalho do chatbot e descobrem como é possível enriquecer suas funções;
  • Sessões de “navegação assistida” junto a usuários coletam a experiência dos mesmos;
  • Feedbacks ao término de cada sessão e depois analisá-los controla o encontro de falhas na experiência;
  • Análises de forma exploratória dos exemplos utilizados para treino, dos logs coletados e das métricas de machine learning.

Quando os testes acontecem orientados por dados, é possível consertar deficiências identificadas e prevenir futuros ruídos de comunicação através dos chatbots, impactando positivamente a experiência do usuário diante do alcance de seus objetivos.

Por isso, é importante identificar e aplicar os melhores testes para gerar impactos diretos na conversão e no engajamento entre usuário e assistente.

Como são criados os melhores assistentes virtuais?

 

Basicamente, a criação bem sucedida de um robô virtual depende de cinco atitudes iniciais: Descobrir um objetivo, desenhar uma persona, explorar a Inteligência Artificial, escolher as plataformas de mensagem e selecionar a empresa com a melhor solução.

Contar com especialistas criadores de robôs virtuais pode garantir a segurança dos seus investimentos. Para alcançar essas cinco atitudes, você precisa pensar na UX, no treinamento, nos testes e evolução do chatbot, na metodologia, e muitos outros fatores.

Os engenheiros de teste são integrantes importantíssimos nesse processo e precisam conhecer cada etapa para a concretização da criação dos melhores assistentes virtuais.

A InBot é feita de especialistas que constroem bots com Processamento de Linguagem Natural com constantes histórias de sucesso.

Gostou do conteúdo? Fale com a gente e comece a oferecer o melhor atendimento online da sua empresa através de chatbots. 

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: